Perfil do Ciclista 2021

A geração de dados que impulsionem a formulação de políticas voltadas para o fomento do uso da bicicleta nas cidades representa uma das principais estratégias em prol desse meio de transporte. Com esse propósito, a organização Transporte Ativo uniu-se novamente ao Laboratório de Mobilidade Sustentável e ao Observatório das Metrópoles para realizar a terceira edição da pesquisa Perfil do Ciclista.

Na primeira edição, foram entrevistados 5.012 ciclistas em dez cidades das diversas regiões brasileiras. Na segunda edição, o estudo alcançou 7.624 participantes em 25 cidades do Brasil, além de 4 cidades colombianas e 3 argentinas.

Campo Grande

A Pesquisa de Perfil do Ciclista 2021 foi conduzida pelo Coletivo Bici Nos Planos CG em colaboração com da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (PLANURB), Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AGETRAN), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e pesquisadores voluntários, no período de 9 de Agosto a 8 de Setembro de 2021.

Ao todo, 20 pesquisadores percorreram as ruas, ciclovias, ciclofaixas e bicicletários de Campo Grande, aplicando a PPC21 em dias úteis e durante o horário comercial junto aos ciclistas que utilizam a bicicleta como meio de locomoção.

A PPC21 tem como objetivos compreender o perfil dos ciclistas e as motivações que os impulsionam a utilizar esse meio de transporte, fornecendo subsídios para que gestores públicos, urbanistas e demais stakeholders possam formular uma agenda mais precisa e robusta de políticas públicas e ações para promover a mobilidade por bicicleta.