Ciclocine e Ciclosom

A proposta do projeto é juntar musica, bicicleta e a cidade, que pode ser temática por estilo musical ou por artista.

É uma mostra de filmes e/ou documentários sobre a bicicleta, ela acontece em lugares privados como bares e instituições de ensino ou públicos como praças e parques.

O objetivo é promover a bicicleta como meio de transporte sustentável na mobilidade urbana e conscientizando os ciclistas experientes e iniciantes, crianças e adultos de diversas classes socias a respeito de seus direitos e deveres no trânsito.

O Ciclocine e o Ciclosom podem atuar de forma conjunta ou separadamente.

Confira abaixo as Ciclocines já realizadas

5ª Ciclocine no TransCine!.

Em parceria com o Transcine no evento Tô Ato Arte (feira com exposição de artes, comida e música) realizamos novamente a exibição do documentário Bike vs Cars, da primeira Ciclocine.


4ª Ciclocine na Subsecretaria de Políticas para a Juventude: “Bicicleta Brasil – Pedalar é um Direito”, de Renata Falzoni.

O filme conta a história de um grupo de ciclistas que saiu de Paraty-RJ, com destino a Brasília-DF, para apoiar o novo Código de Trânsito Brasileiro que reconhece a bicicleta como veículo. Com imagens exclusivas do movimento de ciclistas que tomou as estradas e rodovias do país 20 anos atrás, o documentário traz também entrevistas gravadas em 2017 com esses mesmos personagens.


3ª Ciclocine na Ação Social do IFMS: “O Veículo Fantástico”.

A geógrafa norte-americana Nicole DiSante conta as agruras de quem prefere usar as magrelas para se deslocar pela cidade de Curitiba. Ela entrevistou o arquiteto e urbanista Jaime Lerner, que governou Curitiba por três mandatos, entre o começo dos anos 70 e 1992, técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), cicloativistas e usuários de bicicleta.


2ª Ciclocine no Bar Capim Guiné: “Nós Somos Trânsito(We Are Traffic)” de Ted White.

Documentário sobre o surgimento do movimento Massa Crítica (Critical Mass) em São Francisco (EUA) nos anos 90, e que se espalhou rapidamente pelo mundo todo.


1ª Ciclocine no Dia Mundial Sem Carro, no Bar Brava: “Bike vs Cars”.

O documentário fala sobre como a indústrias dos carros influencia as políticas públicas das cidades e a forma como a bicicleta consegue mudar isso.